quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Dieta da proteína, por que seguir?

Amigas poderosas,

Há mais razões do que a simples perda de peso para seguir uma dieta rica em proteína.  As informações abaixo foram extraídas do site Atkins, do blog da nutricionista Collete Heimowitz. Eu as traduzi e adaptei. O texto é muito interessante:


Mais carboidratos = perda cognitiva


"Um estudo recente financiado pelo Instituto Nacional do Envelhecimento da Mayo Clinic descobriu que as pessoas com 70 anos ou mais que comem alimentos ricos em carboidratos têm quase quatro vezes o risco de desenvolver transtorno cognitivo leve. O perigo também sobe com uma pesada dieta em açúcar. O estudo descobriu que as pessoas que consomem mais proteína e gordura em relação aos hidratos de carbono são menos propensos a desenvolver prejuízo cognitivo.

Menos carboidratos = redução no risco de Alzheimer


 O blog Atkins publicou uma pesquisa sobre como uma dieta baixa de carboidratos pode ajudar a reduzir o risco de Alzheimer.
Esta é mais uma prova de que uma menor ingestão de carboidratos, dieta baixa de açúcar com proteínas e gorduras é uma forma de alimentação saudável e ajuda a reduzir o risco de comprometimento cognitivo.


Pesquisa constata perda cognitiva


 
Os pesquisadores acompanharam 1.230 pessoas com idade entre 70-89, que forneceram informações sobre o que comeram durante o ano anterior. A função cognitiva deles foi avaliada por um painel de especialistas médicos, enfermeiros e neurologistas. Dos participantes, 940 não tinham sinais de comprometimento cognitivo e foram convidados a retornar para acompanhamentos de sua função cognitiva. Após quatro anos de estudo, 200 dos 940 estavam começando a mostrar comprometimento cognitivo leve, problemas com a memória, linguagem, pensamento e juízo que são maiores do que o normal em mudanças relacionadas à idade.



Os participantes do estudo que reportaram o maior consumo de carboidratos apresentaram 1,9 vezes mais probabilidade de desenvolver transtorno cognitivo leve do que aqueles com o menor consumo de carboidratos. Participantes com a maior ingestão de açúcar tinham 1,5 vezes mais probabilidade de sofrer comprometimento cognitivo leve do que aqueles com o menor consumo de açúcar.

Maior consumo de proteína = risco reduzido



Os participantes cujas dietas tinham um alto teor de gordura - em comparação com o menor consumo de gordura, eram 42% menos propensos a enfrentar déficit cognitivo, e aqueles que tiveram o maior consumo de proteína tiveram um risco reduzido de 21%. Quando a gordura total e ingestão de proteínas foram levados em conta, as pessoas com maior ingestão de carboidratos foram 3,6 vezes mais probabilidade de desenvolver transtorno cognitivo leve.

"Um alto consumo de carboidratos pode ser ruim para você, porque carboidratos impactam o metabolismo da glicose e insulina," Dr. Roberts, autor e um epidemiologista da Mayo Clinic, explica. "O açúcar é combustível para o cérebro - por isso a ingestão moderada é bom. No entanto, os níveis elevados de açúcar podem realmente impedir o cérebro de utilizar o açúcar - semelhante ao que vemos com diabetes tipo 2.


Benefícios da Dieta Atkins
 

O que isso significa para você? Uma dieta baixa em carboidratos como a Atkins pode ser benéfica, especialmente se você está em risco para a doença de Alzheimer ou déficit cognitivo leve. O que mais você tem a perder além polegadas e peso, preservando a sua inteligência e melhorar a sua qualidade de vida?"
Se quiser ler mais a respeito, acesse o site americano da Atkins

Feliz ano novo, com muito menos peso e muita saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: